Escola Korú oferece consultoria gratuita em Diversidade e Inclusão para empresas

As empresas querem e precisam ser mais diversas, igualitárias e inclusivas. Muitas não sabem por onde começar, outras não estão acertando. Por isso, a startup Korú oferece consultoria gratuita para as organizações que querem – e precisam – dessa transformação. Todas as empresas que fazem parceria com a Korú para profissionalizar pessoas na área de tecnologia ganham a consultoria em D&I.

Quem está à frente desse trabalho é um dos sócios, Caio Zaio, que é referência em diversidade e inclusão no país, sendo Consultor de D&I na Weme, Ex-Head de D&I na Ambev Latam e Diretor de Diversifade e Inclusão na Korú. A orientação oferecida contribui para que as mudanças organizacionais ocorram em todos os âmbitos da instituição e não apenas em recrutamento. São realizados cursos, suporte na construção de metas em D&I, formação de profissionais na área, coleta de dados, orientação para programas afirmativos e suporte na elaboração de políticas inclusivas.

Com a inauguração do nanohub da Korú em Campinas (SP), prevista para o fim deste mês de maio, até as empresas que ainda não têm parceria com a startup irão se beneficiar. Serão realizados, a partir de junho, imersões gratuitas e presenciais de D&I para todas as empresas da região que quiserem participar e aprender sobre comunicação não violenta, liderança inclusiva, vieses inconscientes e muitos outros temas. Outras opções também estarão disponíveis focadas em Carreiras, como forma de desmistificar as profissões de tecnologia, e também voltadas para RH e seus principais produtos. Os cursos e imersões fazem parte da ação “Korú de portas abertas”  e as inscrições estarão disponíveis em breve no site da startup www.escolakoru.com.br.

O negócio da Korú permite que as empresas participem ativamente da formação de profissionais e aumentam a empregabilidade, além de capacitar pessoas para as profissões com maior demanda no Brasil. Na visão dos sócios, é impossível falar de acesso às oportunidades e geração de emprego e renda sem inclusão. “Sempre que observamos quem são as pessoas que estão buscando por um emprego ou renda, nos deparamos com a grande maioria dessas pessoas pertencentes a grupos mais vulnerabilizados da nossa sociedade, como: mulheres, pessoas pretas, pessoas LGBTQIA+ e pessoas com deficiência. Então é impossível falar de geração de emprego e renda sem falar sobre diversidade e inclusão. Além disso, nós formamos alunos e alunas que vão ingressar no mercado de trabalho, mas precisamos também fazer nosso papel para garantir que os lugares que vão receber nossos estudantes sejam lugares inclusivos e acolhedores, por isso o nosso trabalho de letramento em diversidade e inclusão com as empresas parceiras”, explica Caio Zaio, cofundador da Korú.

A Escola Korú trabalha em conjunto com empresas para que pessoas que ficam à margem das oportunidades sejam de fato incluídas. O modelo privilegia o acesso à educação e ao mercado de trabalho de pessoas de baixa renda, pessoas negras, mulheres e população LGBTQIA+. Para acelerar este movimento, a escola firmou uma parceria com a Ciclo, empresa especializada em identificar talentos diversos, para atuar em conjunto na captação de alunos e conexão destes com o mercado.

Tanto a consultoria quanto os cursos contribuem para resolver um grave problema encontrado no Brasil. Embora as empresas entendam a importância e os benefícios, apenas 37% das empresas têm orçamentos para diversidade e inclusão. É o que mostrou a pesquisa feita pela Korn Ferry, empresa global de consultoria organizacional, com 250 empresas no país, de diversos setores.

Como a Korú atua

Por acelerar oportunidades entre o mercado de trabalho e pessoas que querem seguir carreiras digitais, mais do que uma Edtech (startup da área de educação) e RHtech (da área de RH), a Korú se identifica como um AccessTech, oferecendo inclusive suporte técnico e consultoria gratuita para que as empresas evoluam seus processos e se tornem mais diversas e inclusivas.

  1. A Korú oferece cursos na área de tecnologia, o setor que mais precisa de qualificação no Brasil – com expectativa de déficit de 530 mil vagas até 2025, de acordo com a Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação);
  2. As empresas parceiras financiam os custos dos cursos. Em alguns casos, o curso pode ser 100% gratuito para o aluno. Elas investem na Korú, que é responsável por distribuir as bolsas. (Os alunos não sabem quem está subsidiando seu curso e a empresa não tem exclusividade de contratar este ou aquele profissional. O aluno, pode, por exemplo, receber propostas de outras instituições);
  3. As organizações recebem consultoria em D&I de maneira que os processos, contratações e cultura empresariais sejam de fato diversos e inclusivos, proporcionando uma transformação completa;
  4. Os alunos são capacitados tanto no que diz respeito à profissionalização da carreira quanto às soft skills (aprendem sobre finanças, inovação, coding, gestão de processos, sustentabilidade, mercado e tendências, transformação digital, etc.);
  5. A Korú promove o acesso do aluno às vagas em tecnologia das empresas parceiras. Isso acontece de maneira real. A formação é de acordo com o que as organizações precisam, as necessidades das vagas que não conseguem ser ocupadas e, a partir de mentorias, a evolução do que o profissional tem de melhor enquanto aprimora outros pontos que merecem atenção.

Ou seja, a equação é: Korú + Empresas + Alunos = aumento de profissionais capacitados, empregabilidade, acesso às melhores vagas de grandes empresas do país e organizações mais diversas e inclusivas.

A intenção é criar nanohubs em cidades com mais de 150 mil habitantes, onde há grande potencial de geração de emprego e renda e um ecossistema de inovação amadurecido, começando por Campinas. Com investimento de cerca de R$ 2,5 milhões, a Korú inicia sua operação oferecendo mais de mil vagas em cursos de Marketing Digital, Produtos Digitais e Engenharia de Dados.

A Korú é uma aceleradora de oportunidades que desenvolve capabilidades para que todos e todas possam fazer escolhas ao invés de viver do que dá. Nasceu como uma escola que quebra barreiras, conectando pessoas e oportunidades. Em seu cerne está a ideia de que uma sociedade melhor nasce por meio do acesso sem barreiras à educação e oportunidades e atua para ser a transformação que o mercado precisa. Saiba mais em www.escolakoru.com.br.

Post Relacionados

Estamos quase lá!

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.